Num contexto de venda de produtos ou serviços entre empresas ou organizações, é fundamental existir uma estratégia de marketing, que tipicamente se chama de marketing B2B.
Mas o que é marketing B2B?
Marketing B2B (business-to-business) refere-se a qualquer estratégia de marketing ou conteúdo direcionado para uma empresa ou organização.
As empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas ou organizações usam (ou deviam usar) estratégias de marketing B2B.
Em 1958 uma editora que ainda hoje é conhecida, a McGraw Hill, com o objetivo de vender os seus serviços de edição para outras empresas, lançou este anúncio “Man in the Chair” criado pela agência Fuller & Smith & Ross:
“Eu não sei quem você é.
Não conheço a sua empresa.
Não conheço o produto da sua empresa.
Não sei o que sua empresa representa.
Não conheço os clientes da sua empresa.
Não conheço o histórico da sua empresa.
Não conheço a reputação da empresa.
Agora, o que me queria vender?
As vendas começam antes do seu vendedor ligar – com publicidade em publicações comerciais”
Se 1958 era importante que as empresas e organizações comunicassem os seus produtos e serviços através dos meios de comunicação existentes, qual será a importância de agora?