Marketing 5.0

Marketing 5.0

Sabia que existem 5 gerações a viver em simultâneo com atitudes, preferências e comportamentos muito diferentes?

 

Essas gerações são, os Baby Boomers ( 1946 e 1964), geração X  (1965 e 1981), geração Y (1982 e 2004), geração Z (1990 até o início do ano 2010) e a geração Alfa (início de 2011).

 

Partindo do princípio que sabe (ou tem uma vaga ideia) das principais características geracionais de cada uma, esta situação representa, claro, um grande desafio para as organizações e profissionais de marketing.

 

Podemos mesmo dizer que hoje em dia, ter apenas uma presença online e uma comunicação consistente, já não é suficiente. É fundamental personalizar, de acordo com cada perfil, a jornada e a comunicação nos diferentes pontos de contacto com o cliente, seja no website, aplicação móvel ou num espaço físico. 

 

Adicionalmente, independentemente do grupo geracional, cada vez mais, o recurso às novas tecnologias (next tech), tem contribuído de forma significativa para a aproximação das empresas com os consumidores finais (B2C, Business-to-Consumers), e entre próprias organizações (B2C, Business-to-Business). 

 

No entanto, nós acreditamos na versão mais romântica de que todas as interações no final do dia, são sempre de humanos para humanos (H2H, Human-to-Human). Contudo é certo que, se não usar tecnologia nenhuma, uma desaproximação da sua organização com o mercado, será inevitável.

 

Atualmente e em concordância com a lei de Moore, as organizações e os profissionais de marketing, têm hoje ao seu alcance um conjunto de novas tecnologias, que lhes permitem criar e comunicar valor em toda a jornada do cliente, como nunca antes visto, possibilitando a criação de experiências altamente personalizadas de acordo com o perfil, comportamento e interesse de cada pessoa. 

 

É importante salientar, que segundo a Google(1), cerca de 89% dos profissionais de marketing que aplicam técnicas de personalização nos seus websites ou aplicações, reportam um aumento significativo no seu lucro.

 

Inteligência artificial (IA), programação neurolinguística (PLN), machine learning (ML), cloud computing, sensores, robótica, realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV), internet das coisas (IoT) e o blockchain, são algumas das tecnologias que permitem potenciar as capacidades dos profissionais de marketing e criar experiências altamente personalizadas para o consumidor.

 

Numa perspetiva de marketing e segundo autor Philip Kotler, esta relação entre o homem e as novas tecnologia, chamamos de Marketing 5.0(2).

 

De forma a tirar, o máximo de proveito e potencial das novas tecnologias, é essencial existir uma estratégia de marketing bem definida e alinhada com os objetivos da organização. Caso contrário, os efeitos não serão visíveis e mensuráveis.

 

Ter uma equipa especializada de profissionais de marketing dedicada, capaz de implementar as novas tecnologias, analisar e interpretar os dados em tempo real, vai permitir otimizar as ações de marketing, atingir os objetivos e garantir um aumento no retorno do investimento.

 

(1) “89% of U.S. marketers reported that personalization on their websites or apps resulted in an increase in revenue.” – Link

(2) Philip Kotler, autor do livro Marketing 5.0  – Link

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