Marketing na Saúde

Marketing na Saúde

Do ponto de vista de marketing, podemos dizer que o setor da saúde ainda é muito tradicional. Na maioria dos casos, os Utentes (os seus clientes) precisam de forma obrigatória, de se deslocar a um estabelecimento físico para realizarem uma simples consulta, análises, exames ou outros tratamentos de especialidade.

 

Por este motivo, as organizações públicas e privadas no setor da saúde nunca sentiram uma grande necessidade de investir no digital para comunicar com os seus Utentes para captação e retenção de clientes.

 

No entanto, tudo mudou com o aparecimento da pandemia, as pessoas foram obrigadas ao confinamento, saindo de casa apenas em situações estritamente necessárias e justificadas. Por este motivo, apesar dos seus efeitos negativos, a pandemia funcionou como um acelerador na transição digital das empresas, à escala mundial em quase todos os setores.

 

Esta situação, e especificamente no setor da saúde, levou a um aumento exponencial na oferta dos serviços relacionados com a telemedicina por parte de empresas privadas para garantir o seu serviço durante o período de pandemia, mas também para assegurarem a sua atividade e sobrevivência.

 

Em simultâneo, a necessidade de ter presença online relevante e uma comunicação ativa, ganhou extrema importância na nutrição da relação com o seu público e na angariação de novos utentes.

 

De acordo com diferentes estudos de mercado(1), a saúde é dos setores com menor preparação para o digital. Consequentemente, também foi um dos setores mais afetados pelo impacto da pandemia e que sentiram maior dificuldade durante o seu pico.

 

Hoje, as organizações no setor da saúde, reconhecem e revelam maior sensibilidade para a importância do marketing e comunicação digital na sua atividade.

 

Com base na nossa metodologia, as organizações de saúde como por exemplo, hospitais, centros de saúde, laboratórios de análises clínicas, clínicas dentárias, fisioterapia, entre outras especialidades, devem:

 

✅ Ter uma estratégia de marketing alinhada com os objetivos organizacionais, que será fundamental para garantir o sucesso de qualquer ação de marketing e obter os resultados esperados.

 

✅ Construir uma identidade visual bem definida e permitir que a sua marca (insígnia) seja única e reconhecida no mercado, através do design, tipografias, cores, fotografia e vídeo.

 

✅ Ter uma presença online relevante, através de um website, aplicação móvel (APP) e redes sociais, como por exemplo, Instagram, Facebook e Linkedin (neste caso muito importante se queremos recrutar pessoas especializadas).

 

Estes são os primeiros passos necessários para que o seu público comunique, conheça e confie na sua organização. Todas as ações de marketing devem ser contínuas e consistentes, caso contrário o esforço será em vão.

 

Aconselhamos a ter uma equipa de profissionais de marketing dedicados ou um parceiro externo de marketing, de preferência especializado em marketing-as-a-service, para garantir um acompanhamento contínuo e otimizar as ações de marketing ao longo do tempo.

 

Deste modo, será possível garantir a consistência necessária para garantir o sucesso da estratégia de marketing e o alcance os seus objetivos.

 

(1) Philip Kotler, autor do livro Marketing 5.0,  página 102 – Link

Subscreva a nossa

newsletter

Artigos relacionados