O terceiro princípio da empresa mais valiosa do mundo

O terceiro principio da empresa mais valiosa do mundo

A Apple, à data de hoje, é a empresa mais valiosa do mundo segundo revista norte-americana Forbes.

 

Para compreender o sucesso de uma organização, mais do que conhecer o modelo de negócio ou a sua estratégia de marketing, é importante conhecer os seus princípios.

 

Os princípios funcionam como um guia para as empresas e também para as pessoas. Ajudam-nos a focar naquilo que é realmente importante e por sua vez ajudam na concretização de objetivos.

 

Por exemplo, o gestor e escritor Ray Dalio, fundador do maior fundo de investimento do mundo, Bridgewater, lançou um livro em 2017 chamado “Principles” e que é hoje um livro referência para a gestão de empresas e também para o desenvolvimento pessoal.

 

Segundo o Ray Dalio, os princípios não são estáticos e podem sofrer alterações ao longo do tempo.

 

Em 1977, um ano após a Apple ser fundada, foi criada na empresa a “Filosofia de marketing da Apple” com três princípios fundamentais:

 

  • Empatia – Compreender verdadeiramente as necessidades e os sentimentos dos clientes, melhor do que qualquer outra empresa.

 

  • Foco – De forma a conseguir fazer um bom trabalho naquilo que decidirmos fazer, precisamos de eliminar tudo o que não é importante.

 

  • Apresentação – As pessoas julgam um livro pela capa. Podemos ter o melhor produto, a mais alta qualidade, o software mais útil, etc.; mas se o apresentarmos de uma forma desleixada, será percebido como algo descuidado; se apresentarmos o produto de uma forma criativa e profissional, vamos conseguir imputar as qualidades desejadas.

 

Dando ênfase ao terceiro princípio, acreditamos que todas as organizações têm produtos e serviços de qualidade, contudo se não existir investimento no marketing e uma comunicação ativa, o sucesso da empresa será uma longa e difícil jornada.

 

Conteúdo retirado do livro Steve Jobs, autor Walter Isaacson, página 72 – Link

Subscreva a nossa

newsletter

Artigos relacionados